Como precificar biscoitos decorados

A princípio, uma das maiores dúvidas dos empreendedores em geral, principalmente os que trabalham de forma artesanal é: quanto devo cobrar pelo meu produto? O que levar em consideração na hora de fazer esse cálculo?

No mundo dos biscoitos, é claro, que isso não é diferente e saber como precificar seus biscoitos decorados é a dúvida de 10 entre 10 confeiteiras que estão começando seus negócios. Afinal, o que você de fato precisa saber na hora de cobrar na confeitaria? Muitas vezes, por falta de conhecimento e inexperiência, as confeiteiras acabam cometendo um erro que pode ser fatal para o sucesso do seu empreendimento: calcular o preço do biscoito decorado APENAS pelo valor investido.

Antes de mais nada, conta pra mim: você já caiu nessa falácia?

Então prepara o café e vem comigo nesse bate papo de hoje! Vou mostrar o porquê você não deve cometer esse erro novamente e te passar dicas preciosas para nunca mais você titubear na hora de definir como precificar seus biscoitos decorados. 

>> Veja nosso Curso de Precificação Confeiteiras de Sucesso <<

 

Como precificar biscoitos decorados

O primeiro ponto que você deve saber na hora de cobrar na confeitaria é que o preço do biscoito decorado deve levar em consideração uma série de variáveis, assim como qualquer outro produto que existe no mercado. Não desvalorize o seu trabalho por ele ser artesanal! Dito isso, vamos aos fatos.

Desde já, minha principal dica é que você pense o seu negócio de forma global. Nesse sentido, é preciso pensar no todo na hora de saber como precificar os seus biscoitos decorados. Quando você vai ao mercado, ou ao seu fornecedor de insumos, compra os ingredientes, calcula quanto gastou e define um preço apenas com base nisso, você desconsiderou uma série de itens que fizeram parte do seu processo de produção. Vamos pensar juntas?

Dicas para precificar

  • Sua produção interfere nas contas da sua casa! Você gasta gás, luz, internet, telefone. Todos esses itens precisam entrar proporcionalmente na sua planilha de custos antes de chegar ao preço do seu biscoito decorado.
  • Como você se locomove para comprar seus ingredientes? Se vai no seu próprio carro, calcule o custo de gasolina, estacionamento, manutenção etc.. E se usa algum tipo de transporte pago, esse valor também precisa ser considerado antes de saber como precificar os seus biscoitos decorados. E, claro, não esqueça das entregas (caso você trabalhe com elas).
  • Valorize a sua jornada! Para chegar aonde chegou, você investiu em especializações, cursos, fez testes de receitas, perdeu algumas fornadas de biscoito – com certeza, rs – errou e acertou. Tudo isso conta. Hoje você vende a sua experiência e o seu talento e pode SIM cobrar por isso. 
  • Evite comparações. Muitas vezes tentamos chegar ao preço do nosso produto observando o valor cobrado por produtos similares no mercado. É um erro que pode custar a saúde financeira do seu negócio. Cada produtor tem a sua realidade, você não sabe de que forma aquela pessoa trabalha, quanto ela gasta nos seus insumos e quais são as variáveis do negócio dela. Então o foco deve ser sempre no SEU empreendimento! A forma como você vai precificar os seus biscoitos decorados deve ser única e exclusivamente baseada na SUA realidade.
  • Por último, mas não menos importante: o seu TEMPO vale dinheiro. Na hora de definir o preço do seu biscoito decorado, pense em todas as horas de trabalho que cada biscoitinho, cada decoração demandou de você. Ninguém trabalha de graça, ou pelo menos ninguém deveria trabalhar. Então, na planilha para definir como precificar o seu biscoito decorado, inclua o valor da sua hora de trabalho.

“Tudo bem, mas COMO eu faço isso?”

Eu entendo que no momento de colocar a teoria na prática muitas dúvidas podem surgir! É sempre mais “fácil” falar do que fazer. Aprender como cobrar na confeitaria e inserir essas modificações no dia a dia do seu negócio pode ser mesmo desafiador. E foi pensando nisso que criei o Projeto Lotus. Uma imersão no mundo dos negócios, com foco nos biscoitos decorados, para estruturar de vez a sua empresa. O projeto está transformando a visão e o empreendimento de muitas cookiers em apenas 8 semanas.

Dessa forma, em cada módulo do curso abordamos um tema diferente, como clientes, marketing, custos e muito mais. Os encontros acontecem uma vez por semana e você ainda tem direito a uma série de materiais complementares e diversos bônus para aproveitar todo o conteúdo da Sweet Bite! Aliás, se você ainda não se registrou no site da Sweet Bite Academy, corre lá que é rapidinho e você fica por dentro de todas as novidades do setor, dos nossos cursos e muito mais!

Para finalizar, tenho certeza que depois do Projeto Lotus, nunca mais você vai ter dúvida de como precificar os seus biscoitos decorados. E não se esqueça de colocar o valor desse investimento na sua planilha de custos! Você pode acompanhar as datas das novas turmas, fazer sua inscrição e conferir as vantagens dos alunos do Projeto Lotus clicando aqui!

Quer fazer parte da próxima turma? Inscreva-se aqui!

>> Veja nosso Curso de Precificação Confeiteiras de Sucesso <<

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *