Como criar biscoitos decorados originais?

Primeiramente: o que é ser original para você? Você já se fez essa pergunta? Afinal, você acredita que criar biscoitos decorados originais é o diferencial que você precisa na sua carreira de confeiteira? Eu posso te dizer que sim e também que não. Sim, é importante buscar a originalidade no seu trabalho. E não, isso não significa que todas as suas criações tenham que surgir do zero! Aliás, hoje eu quero desmistificar a ideia de que para ser criativo você precisa pôr em prática ideias mirabolantes e nunca antes experimentadas.

Vamos pensar juntas: existe uma grande diferença entre inspiração e cópia na confeitaria. Ou seja, é possível se inspirar em trabalhos, fotos, ideias e ainda assim criar biscoitos decorados originais para sua clientela. Dessa forma, o importante é imprimir sua autenticidade nas criações. Afinal, quando a originalidade é “forçada”, feita apenas para apresentar algo diferente, o resultado nem sempre é satisfatório.

Quando Lavoisier disse que “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, será que ele imaginou como essa frase poderia ser aplicada em tantos cenários distintos? Pois eu digo que ela cai como uma luva na confeitaria!  Ou seja, as ideias estão em todos os lugares. Elas podem vir de outras confeiteiras, mas também de inspirações diversas do seu dia a dia. E cabe a você transformar as inspirações em criações suas e deixar um toque pessoal na hora de criar biscoitos decorados originais.

Como se inspirar sem copiar na confeitaria

Como eu disse, criar coisas do zero, não é a única forma de ser criativa. A criatividade pode estar justamente na sutileza de saber transformar inspiração em uma criação sua. Quase todo processo criativo surge da combinação e da adaptação de ideias já existentes! E isso acontece não apenas na confeitaria, mas em todas as áreas.

Sendo assim, como você pode agir quando um cliente mostrar uma foto da produção de outra confeiteira e pedir para você reproduzi-la? Quando acontece comigo, eu faço dessa forma: explico que podemos usar essas imagens como inspiração para o trabalho. Envio outras ideias semelhantes para ver se a cliente gosta e, por fim, acabo criando uma espécie de “quadro de ideias”. Dessa forma, com todas as referências reunidas, fica muito mais fácil criar os biscoitos decorados originais e lindos!

Dessa forma, eu acredito que quando você pega uma ideia e coloca um pouco de você, da sua técnica, sua experiência e seu jeitinho, ela não se torna uma cópia e sim um novo produto. E é esse novo produto, com a sua assinatura, que se torna um biscoito decorado original e cheio de personalidade.  Seguindo essa ideia, você consegue atender os pedidos da sua clientela, sem abrir mão da criatividade. 

Cópia x Criatividade

Esse tema rende tantos debates que existe inclusive um livro sobre isso. Chamado “Roube como um Artista”, de autoria de Austin Kleon, o livro traz dicas de como você pode ser criativo no mundo digital, sem viver de fazer cópias! Mesmo assim, logo de cara o autor deixa bem claro que no mundo NADA É  100% ORIGINAL. Dessa forma ele estimula seus leitores a abraçarem as referências que servem de inspiração para seus trabalhos. Por exemplo, se você gosta de um artista em especial, entenda mais sobre as referências dele, seu estilo, suas obras. Assim, coletando essas ideias você vai começar a criar a sua versão daquilo que te inspira.

Então que tal adaptar esse conceito a confeitaria? Se existe uma ou muitas confeiteiras que te inspiram, procure saber mais sobre elas. Entenda como elas chegaram lá, que tipos de cursos elas fizeram ou indicam. Salve inspirações de trabalhos e criações que te fazem pensar e estimulam a sua criatividade. Depois disso, misture tudo, como uma linda massa amanteigada e encontre o seu caminho para criar biscoitos decorados originais!

Outra dica legal que o autor do livro oferece é: saia um pouco da frente das telas. Sim, é possível que o gatilho para encontrar sua inspiração e ser original na confeitaria (ou na vida!) esteja para além da tela do seu celular. Que tal respirar novos ares e descobrir as inspirações que o mundo pode te oferecer?

Se você ainda não conhece o livro, aproveita essa indicação da Sweet Bite! Com macetes e algumas dicas, “Roube como um Artista” vai ajudar você a ativar a sua criatividade.

Minha dica é: seja autêntica criar biscoitos decorados originais!

O que eu quero dizer com esse texto é que todo mundo pode ser criativo. Para isso, você só precisa saber como explorar as referências e ideias que chegam até você. Criar biscoitos decorados originais pode até parecer impossível diante de tantas criações expostas no Pinterest, Instagram e Facebook, mas não é! Existe uma enorme diferença em simplesmente copiar um produto feito por outra pessoa e saber buscar diferentes inspirações de um tema antes de colocar em prática a sua versão dele. Quando você simplesmente copia, sem explorar suas ideias, inspirações e referências, o espaço para aflorar sua criatividade é tomado e você acaba perdendo a chance de criar biscoitos decorados originais. 

Por isso, entenda: você não é menos criativa por usar referências! TODAS as pessoas precisam de referências em seus processos criativos. Mas você deixa de explorar a sua criatividade quando se contenta em apenas copiar uma ideia que chega até você. Sendo assim, acredite em todo conhecimento que você acumulou na sua jornada! Continua trabalhando para aprimorar sua técnica, esteja antenada nas novidades do mercado e, óbvio, confie no seu taco!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *