desidratador de biscoitos decorados no blog da sweet bite

Você já usou um desidratador de biscoitos decorados?

Quem é confeiteira sabe que a produção dos biscoitos decorados ocorre em diversas etapas, certo? Além da preparação da massa, é preciso cortar, assar, fazer o glacê, decorar e, por fim, mas não menos importante: esperar a secagem completa dos biscoitos. Esse último passo pode até parecer simples, mas é crucial para a manter a qualidade da sua produção. A secagem é indispensável nas etapas da decoração e no resultado final do biscoito também. Além de importante para garantir a crocância e a durabilidade dos biscoitos. Entretanto, todo esse processo de secagem pode ser demorado, principalmente em dias mais frios e com o tempo mais úmido (como é comum aqui no Brasil). Dessa forma, hoje eu gostaria de falar um pouco sobre um aliado, que nem todas as confeiteiras conhecem: o desidratador para biscoitos decorados. Vamos entender como ele pode se tornar uma mão na roda para sua produção.

Como funciona um desidratador de biscoitos decorados

O desidratador de biscoitos decorados é uma máquina que usa o ar quente em movimento para remover a umidade dos alimentos colocados dentro dele. Pode ser usado para desidratar diversas coisas, como frutas, legumes e até plantas. Apesar de não ter sido desenvolvido especificamente para a produção de biscoitos, o seu uso caiu como uma luva para a confeitaria. Isso porque ele acelera o processo de secagem, ajudando com os prazos das suas encomendas. Além disso, é um grande facilitador para garantir o acabamento perfeito dos seus biscoitos. Afinal, quando temos um biscoito cheio de detalhes, é preciso esperar o glacê secar para começar uma nova etapa da decoração. Com o desidratador de biscoitos decorados isso acontece bem mais rápido e de forma mais segura.

Além disso, quando você aplica o glacê e, logo em seguida, coloca o biscoito decorado no desidratador, ele seca rápido! Evitando furos, manchas, rachaduras e até aquele amarelado que às vezes surge no glacê branco. Isso sem falar que a decoração fica super brilhante e com cores vivas.

Modelos de desidratadores disponíveis no mercado

Existem alguns modelos disponíveis para compra no Brasil. Por aqui eu indico muito os da marca Meloni. Ele são práticos e funcionam de forma muito fácil. Por aqui deram super certo e você ainda pode escolher entre três opções de modelo: analógico, digital ou digital com timer.

Vale lembrar que a temperatura e o tempo de descanso dos seus biscoitos dentro do desidratador, pode variar de acordo com o ambiente e da umidade do ar no local. Eu indico usar a temperatura bem baixa e deixar eles enquanto você vai adiantando o restante da produção. Se o dia estiver muito úmido, você pode precisar de mais tempo, mas em dias quentes e secos, 30 minutos podem ser suficientes. Por isso, é importante sempre fazer uma avaliação e um teste antes de começar a usar a sua máquina! Além disso, eu não indico usar temperaturas muito altas porque a cobertura pode ondular ou mesmo rachar com o calor excessivo.

Quer concorrer a um desidratador para biscoitos decorados?

É verdade, você tem essa chance! No próximo Cookie Art Show, que vai acontecer entre os dias 27/09/21 e 01/10/21, vamos sortear um desidratador entre as participantes. Então, se você ainda não fez a sua inscrição, corre que ainda dá tempo. É sua chance de participar do maior congresso online de biscoitos decorados, acompanhar as novidades e tendências do setor, aprender mais sobre o seu negócio e ainda ter a chance de levar para casa esse super aliado para facilitar a sua produção!

Eu não tenho um desidratador, e agora?

Fique tranquila! É super possível continuar empreendendo e ganhar dinheiro com biscoitos decorados sem um desidratador. Nesse caso, minha dica é que você sempre planeje muito bem a sua produção, para não correr risco de faltar tempo para a secagem completa dos biscoitos. Seja durante a decoração ou a secagem final para entregar aos clientes. Conte sempre o seu tempo de produção considerando uma “margem de erro”, porque podemos ser pegas de surpresa por uma frente fria, por exemplo!  

Além disso, entenda que você pode não ter um desidratador para biscoitos decorados HOJE, mas esse pode ser sim um planejamento para o futuro. Fazer melhorias em nossos meios de produção faz parte de evoluir com o nosso negócio e a melhor forma de fazer isso é traçando metas. Com organização financeira e planejamento, tenho certeza que você vai conseguir atingir seus objetivos! 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *