Gerenciamento de clientes na confeitaria

Desde que comecei esse blog, já abordei alguns assuntos importantes para ajudar você e o seu negócio de biscoitos decorados. Já conversamos sobre como divulgar seus biscoitos para vender mais, sobre dicas de cursos, sobre cortadores, organização financeira e muito mais! No entanto, hoje eu quero falar um pouco sobre gerenciamento de clientes na confeitaria. Você sabe o que é isso? Para que serve e por que é tão importante para vender mais biscoitos decorados? Então prepara o café e vem comigo pro nosso papo de blog!

Primeiramente, vou traçar uma visão geral do que é o gerenciamento de clientes. Nada mais é do que a capacidade de estabelecer uma relação com a sua clientela para melhorar seu empreendimento. É através do gerenciamento de clientes na confeitaria que você vai conseguir vender mais biscoitos decorados. Além de aprender novas técnicas, entender como precificar seus produtos ou como divulgar seus biscoitos, é preciso entender como o relacionamento com clientes é parte fundamental do seu negócio.

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Você sabe como o seu cliente chega até você?

Essa pergunta pode parecer simples, mas muitas confeiteiras não sabem e, muitas vezes, também não perguntam. Afinal, como esse cliente chegou até você? Será que foi através de uma indicação? Ou encontrou seus produtos no Google? Nas redes sociais? Mas afinal, por que é importante para o gerenciamento de clientes na confeitaria, saber como os compradores te encontraram?

A princípio, saber como seus clientes chegaram até você é uma forma de verificar se a divulgação do seu trabalho está sendo efetiva. Se a maioria dos clientes é fruto de uma indicação, isso pode significar que você tem um ótimo produto, porém precisa melhorar outros pontos. É o caso de reavaliar a sua presença nas redes sociais, verificar seu site e sua forma de divulgação offline também. Ou seja, essa informação ajuda a fazer uma análise da sua estratégia de marketing.

5 passos para começar o gerenciamento de clientes na confeitaria

O gerenciamento de clientes envolve uma série de práticas. Todas elas têm como objetivo melhorar o seu relacionamento com os clientes para vender mais biscoitos decorados. Para que isso aconteça, vamos observar os 5 principais passos para começar o seu gerenciamento de clientes na confeitaria:

  1. Coletar informações. Esse é o primeiro passo para realizar qualquer controle de clientes na confeitaria. Dentre as informações que devem ser coletadas estão nome, endereço, telefone, tipo de pedido, como chegou até você e data de aniversário.
  2. Criar uma planilha para controlar os seus clientes. Com todas as informações coletadas no passo 1, você vai montar um documento para facilitar a sua gestão. Pode ser digital ou mesmo num caderno, mas os modelos digitais trazem facilidades para o seu dia a dia.
  3. Após anotar todas as informações, faça uma análise dos seus clientes. Quantos são novos? Quantos pedem sempre? São pedidos grandes ou pequenos? Enfim, use o gerenciamento de clientes na confeitaria para traçar um perfil de cada um e traçar suas novas estratégias de venda.
  4. Com as informações pessoais em mãos, crie uma rotina de relacionamento. Ou seja, mande mensagens para os clientes no dia do aniversário, ofereça descontos no mês de aniversário, divulgue novidades da sua produção, kits de presentes para datas especiais, promoções etc. Afinal, quem não é visto não é lembrado!
  5. Por fim, mas não menos importante, use o gerenciamento de clientes na confeitaria para receber um feedback. Abra espaço para críticas, elogios e sugestões. É muito importante para o cliente saber que você se preocupa com a opinião dele.

E não esqueça: o gerenciamento de clientes na confeitaria traz inúmeras vantagens para o seu negócio! Como aumentar nas vendas, atendimento mais eficientes, melhor relacionamento com clientes, além de ajudar a aumentar sua lucratividade.

Porque você deve começar logo o seu gerenciamento de clientes na confeitaria

Primeiramente, o gerenciamento de clientes na confeitaria ajuda a organizar o seu negócio e aproveitar as oportunidades de venda. Além de estimular a criação de um relacionamento individualizado com a clientela. Vale lembrar que saber fidelizar seus clientes é o segredo para vender mais biscoitos decorados. Afinal, quanto mais oportunidades o cliente tiver de comprar os seus biscoitos, mais chances você tem de efetuar essa venda.

Com o gerenciamento de clientes na confeitaria, você vai saber, por exemplo, se a “Joana” costuma comprar biscoitos para presentear as pessoas em datas comemorativas. Ou quando é a data do aniversário do filho da “Paula”, aproveitando a data para oferecer seus produtos. Com a planilha para controlar clientes, fica muito mais fácil identificar as pessoas que sempre compram com você. Além de identificar também oportunidades para expandir essa clientela!

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Principais benefícios do gerenciamento de clientes na confeitaria

Como falei anteriormente, existem diversas vantagens em começar a controlar seus clientes na confeitaria. Melhorias na organização, aumento das vendas, atendimento eficaz… Mesmo assim, para facilitar, vou destacar os principais benefícios dessa prática:

  • Aumento das vendas por conta da antecipação das necessidades do mercado. Ou seja, você faz a análise dos seus clientes e consegue oferecer seus produtos na hora certa. Quando a chance de efetuar a venda é maior.
  • Divulgação de promoções e novidades da sua produção. Com isso, você consegue sugerir alternativas que o cliente talvez não tenha pensado. Isso gera novas vendas e maior lucratividade para o seu negócio.
  • Identificar quais são os seus clientes mais rentáveis e quais compraram poucas vezes. Com essa informação em mãos você consegue identificar oportunidades de negócio entre a sua clientela.  Além de poder trabalhar os clientes que consomem menos, através de estratégias para fidelizar esse público também. 
  • Maior fidelização e satisfação dos clientes de forma geral.
  • Garantia de um atendimento personalizado, atento e que pode ser o seu diferencial no mercado de biscoitos decorados!

Agora que você já entendeu a importância do gerenciamento de clientes na confeitaria, é hora de colocar a mão na massa. Que tal começar hoje? Tenho certeza que o conteúdo da Sweet Bite pode te ajudar nisso!

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