5 problemas de gestão de negócios de biscoitos decorados e como resolvê-los

Muitas pessoas acreditam que para começar a trabalhar com confeitaria basta saber fazer doces. Entretanto esse erro pode custar o sucesso do seu empreendimento. É claro que essa premissa vale para todas as áreas da confeitaria, mas hoje eu quero conversar com vocês sobre os problemas de gestão de negócios de biscoitos decorados e como eles podem afetar o seu dia a dia.

Inicialmente, vamos lembrar que já conversamos aqui sobre algumas etapas importantes para tornar os seus biscoitos decorados um grande sucesso. Por isso, já mostrei para vocês porque vale a pena buscar cursos e estar sempre atualizada, além da relevância dos congressos de biscoitos decorados como forma de criar um networking e aumentar seu aprendizado na área. Já falamos também sobre como divulgar o seu trabalho nas redes sociais e, até mesmo, sobre equipamentos que podem facilitar a sua rotina, como o desidratador de biscoitos decorados.

No entanto, nada disso vai funcionar de forma adequada, se você não souber como resolver os problemas de gestão de negócios de biscoitos decorados. Assim sendo, separei 5 problemas e soluções para facilitar a sua vida de empreendedora. Vamos conhecê-los?

1 – Falta de planejamento

Parece uma coisa boba, mas não é. Planejar suas ações é um dos pilares de qualquer negócio, no entanto, é uma etapa constantemente negligenciada pelas empreendedoras. É realmente o primeiro problema de gestão de negócios de biscoitos decorados da maioria das confeiteiras que encontro por aí. Quando eu falo em planejamento, estou abordando o seu empreendimento por completo. Planejar é antecipar os problemas, pensar em soluções, focar no seu crescimento e aprendizado, pensar no futuro… Por isso, antes de simplesmente começar a assar os seus biscoitos, seguem alguns itens que merecem ser planejados com atenção:

  • Compras de material e insumos
  • Divulgação e estratégia de marketing
  • Datas importantes do calendário
  • Contas a pagar e reservas financeiras
  • Estratégias de crescimento
  • Cursos e aprendizados

Ou seja, para evitar problemas de gestão de negócios de biscoitos decorados, comece planejando, anotando e traçando metas. É claro que com o tempo o seu planejamento vai se tornar mais completo e robusto, mas isso não impede que você comece planejando as coisas mais simples. Planeje sua lista de compras para evitar desperdícios; trace uma meta de vendas mensal e estratégias para atingi-la; planeje seu tempo para dar conta das encomendas sem sacrificar sua vida pessoal; pense em formas de divulgação para chegar até os seus possíveis clientes. Ou seja, com o planejamento em mãos, você consegue observar quais objetivos foram de fato atingidos e quais precisam de melhoria e modificações!

2 – Organização financeira

Já falei sobre organização financeira por aqui. É muito importante utilizar uma planilha, que pode ser digital ou mesmo no caderno, para manter suas finanças em ordem e evitar problemas de gestão de negócios de biscoitos decorados. Para que o seu empreendimento cresça, você precisa conhecer a receita que ele rende e também os seus custos. Afinal, como saber se o seu lucro e seu esforço estão valendo a pena, sem conhecer a real situação financeira do seu empreendimento?

Por isso, faça a planilha, seguindo as dicas que já falamos por aqui, e comece agora a ter controle sobre as finanças do seu empreendimento!

3 – Disputar clientes através de preço baixo e promoções

À primeira vista pode parecer uma bela estratégia, mas guiar os preços dos seus produtos pela concorrência é um grande tiro no pé! A precificação é uma etapa importantíssima para evitar problemas de gestão de negócios de biscoitos decorados. E NÃO! Seu preço não pode e não deve ser definido com base no preço da concorrência. Para evitar esse erro, o item anterior é importante: tenha em mãos todos os custos listados em sua planilha de controle financeiro e, a partir dela, defina o preço final do seu produto.

É claro que você pode e deve fazer promoções que possam ampliar a sua clientela, no entanto, essa não pode ser a sua única estratégia de vendas. Além disso, a sua margem de lucro não pode ser inferior ao que você precisa para manter seu negócio saudável e funcionando! Para saber mais, conheça o curso da Sweet Bite sobre precificação. Tenho certeza que vai te ajudar!

4 – Falta de inovação

É sempre complicado esperar resultados diferentes, quando fazemos todos os dias a mesma coisa. Não inovar no seu empreendimento pode gerar um grande problema de gestão de negócios de biscoitos decorados. “Mas Lara, como eu vou inovar se eu só faço biscoitos?” Sim, é possível oferecer coisas novas e surpreender seus clientes, mesmo que você faça sempre biscoitos! Pense em novas formas de oferecer seus produtos, como lembranças para datas especiais (Dia das Mães, Dia do Mestre, Dia das Crianças, Páscoa…), esteja atenta às novas técnicas de decoração para surpreender seus compradores com verdadeiras obras arte ou mesmo faça contatos com outras confeiteiras e pense em como oferecer seu produto em parceria com elas. Já viu como é possível fazer lindos bolos temáticos usando biscoitos decorados como topo de bolo?

Ou seja, é importante estar em movimento. Os clientes gostam de novidades, então surpreenda-os!

5 – Falta de foco no crescimento

Eu não estou dizendo que toda confeiteira precise transformar o seu negócio em uma grande empresa! Longe de mim! Inclusive eu acredito nos pequenas empreendedoras e sei que muitas pessoas desejam continuar assim. No entanto, ser “pequeno” não significa estar estagnado. Você pode optar por não ultrapassar um número determinado de clientes por mês (e isso também é planejamento!), mas você não pode esquecer da importância de manter seu negócio constantemente desenvolvimento, para se manter atualizado e estável. 

Muitas confeiteiras se perdem em questões pequenas do dia a dia e não conseguem olhar para o futuro. Aonde você quer estar daqui há alguns anos? Como você imagina o seu empreendimento? Não focar no crescimento é um grande problema de gestão de negócios de biscoitos decorados. Por isso, não se perca em detalhes. O importante é trabalhar sempre buscando atingir seus objetivos, ao invés de esquecê-los pelo caminho.

2 respostas

Trackbacks & Pingbacks

  1. […] de cursos!). Entretanto, para que o seu negócio tenha sucesso, você precisa cuidar também da gestão, da organização financeira e da divulgação, principalmente através das redes sociais. Mas […]

  2. […] forma, assim como os posts anteriores, que falavam sobre problemas de gestão de negócios, importância do gerenciamento de clientes e organização financeira, a nossa conversa de hoje […]

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.