Como tirar fotos perfeitas de biscoitos decorados

Chegou a sua vez de aprender como fazer fotos perfeitas de biscoitos decorados! Em primeiro lugar, vender biscoitos decorados exige um pouco mais do que o seu talento como confeiteira. É claro que ter um bom produto, bonito e gostoso, é essencial. Por isso, já deixei aqui com vocês algumas dicas primorosas de cursos para aprimorar sua técnica (além disso, na página da Sweet Bite Academy, sempre divulgo novidades e dicas de cursos!). Entretanto, para que o seu negócio tenha sucesso, você precisa cuidar também da gestão, da organização financeira e da divulgação, principalmente através das redes sociais. Mas afinal, como você vai divulgar seus biscoitos decorados online, se não tiver belas fotos dos seus produtos?

Então hoje o nosso papo é sobre isso: como tirar fotos perfeitas de biscoitos decorados. Vamos ver algumas dicas preciosas para garantir que todo o seu esforço de confeiteira, seja fielmente representado pelas suas imagens. Além disso, como atualmente as vendas dependem muito da internet, é essencial que você tenha boas fotos dos seus biscoitos! E não precisa ter uma câmera profissional, com alguns cuidados, mesmo as fotos tiradas com o seu celular, podem trazer um bom resultado para sua divulgação. Vamos conferir essas dicas?

Monte um pequeno cenário para fazer fotos perfeitas de biscoitos decorados

Primeiramente é importante que você escolha um local da casa para fazer as fotos dos seus biscoitos. Você pode ter até mais de uma opção. Pode ser na cozinha, na sala e até no quarto. O importante é que esse espaço tenha uma boa iluminação. Além disso, para fazer fotos perfeitas de biscoitos decorados, é interessante montar um pequeno cenário. Ou seja, um fundo que destaque as cores das suas decorações, por exemplo. 

Além disso, você pode escolher alguns elementos, como cortadores, bandejas, louças bonitas, para fazer uma composição com os seus biscoitos. Com certeza isso vai dar um charme especial nas suas fotos e aumentar o seu leque de opções para fazer fotos perfeitas de biscoitos decorados. Alguns pontos que você deve levar em consideração na hora de montar o seu cenário:

  • Escolha o fundo que destaque os seus biscoitos. Ou seja, use uma toalha clara, ou pratos neutros para destacar biscoitos coloridos e com tons mais vivos. Se o seu biscoito for mais clarinho ou em tons pastéis, você pode usar um fundo de madeira, mais rústico e escuro, que ajude a destacar os detalhes da sua produção.
  • Nada de poluição visual! Muita informação acaba atrapalhando o resultado final da sua foto.
  • Use cores relacionadas com a sua marca para criar uma identidade visual nas suas fotos. Pode ser através de louças, pratos, toalhas de mesa… e mais: se você tiver um cartão ou algum objeto com a sua logo, ele pode ser utilizado na composição de algumas fotos.
  • Aproveite a iluminação natural! Se na sua casa tem um espaço com luz boa, é lá que você deve montar seu cenário para as fotos. A iluminação faz toda diferença na hora de tirar fotos perfeitas de biscoitos decorados.

Faça fotos de diferentes ângulos!

Você sabia que os mesmos biscoitos podem gerar diferentes fotos? Tudo depende do ângulo que você vai escolher na hora de fazer sua imagem. Dessa forma vai ser mais fácil fazer fotos perfeitas de biscoitos decorados. Você pode fotografá-los de cima, de lado, colocá-los em posições diferentes, chegar mais perto para registrar algum detalhe, fotografar um biscoito sozinho ou todos juntos… Ou seja, não economize nos cliques! É importante que você faça todos os registros possíveis. Assim, quando você precisar de uma imagem, não vai se arrepender por não ter feito a foto quando teve oportunidade.

Faça fotos (e até vídeos) do processo de produção

Os clientes adoram os bastidores! Da mesma forma que uma foto linda do seu trabalho finalizado agrada aos olhos, as etapas de produção também fazem muito sucesso. A massa sendo cortada, o biscoito depois de assado, as etapas da decoração, tudo isso chama muito a atenção do público, principalmente nas redes sociais! Para fazer o vídeo, você vai precisar da ajuda de alguém ou de um suporte para prender o celular enquanto ele grava. Vale lembrar que é preciso ter uma boa iluminação para o vídeo também! O mais importante para fazer fotos perfeitas de biscoitos decorados é usar a criatividade. Com imagens atrativas e diferentes você consegue gerar mais engajamento do seu público e, consequentemente, aumentar suas vendas.

Faça uma pesquisa nas redes para se inspirar em fotos perfeitas de biscoitos decorados!

A observação é sempre uma grande aliada do aprendizado. Sendo assim, o que chama a sua atenção quando você olha imagens de biscoitos decorados nas redes sociais? O que te agrada e o que você não acha legal? Tudo isso serve de inspiração na hora de produzir as suas fotos perfeitas de biscoitos decorados. 

Por isso, ao olhar essas imagens, preste atenção nos detalhes:

  • Preste atenção nos ângulos utilizados para poder reproduzir aqueles que mais te agradam.
  • Veja como as sombras dão textura e volume aos produtos fotografados. Na hora de fazer suas fotos perfeitas de biscoitos decorados, use as sombras a seu favor!
  • Veja as combinações utilizadas para criar o “cenário”. Louças, flores, toalhas, tábuas… todos esses itens podem te ajudar na hora de compor o seu espaço para fotos!

Dessa forma, minha dica é que você acesse o Pinterest! É a rede social perfeita para se inspirar e ficar por dentro das tendências de mercado. No post “Como usar o Pinterest para divulgar biscoitos decorados” você aprende um pouco mais sobre ela e as vantagens de criar sua conta!

Já ouviu falar em “mini estúdio fotográfico”?

Atualmente, existem no mercado diversos modelos de “mini estúdios fotográficos”. Eles são uma boa opção para fotografar pequenos produtos e garantem uma iluminação legal para os cliques! Além disso, não ocupam muito espaço e podem ajudar caso você não tenha um espaço em casa ou uma iluminação natural adequada para fazer suas fotos (é uma bela ajuda para as confeiteiras que precisam trabalhar à noite, por exemplo). Outra vantagem é que, mesmo se a cozinha estiver bagunçada, ninguém vai saber, pois você pode fazer suas fotos perfeitas de biscoitos decorados dentro do seu mini estúdio! 

A imagem ainda não está como você queria? Faça uma pequena edição

Mesmo seguindo todos esses passos, é possível que a imagem ainda precise de alguns ajustes para chegar no resultado ideal. Sendo assim, aproveite a infinidade de aplicativos  de edição disponíveis para download e faça pequenos ajustes na imagem para deixá-la perfeita. Com o filtro certo você ajusta a iluminação, dá destaque a determinadas cores, melhora o volume e a textura das imagens. Também é possível fazer cortes e definir o enquadramento ideal. Para isso, você pode experimentar os filtros do próprio Instagram ou baixar um editor da sua escolha e fazer esses acertos antes da postagem.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.