blog-sweet-bite-o-que-é-persona

O que é persona?

Se você não está inserida no universo do marketing, talvez o termo “persona” não lhe seja muito familiar. Entretanto, a importância desse conceito para o sucesso de qualquer estratégia de divulgação e venda de produtos, é inegável. Sendo assim, se você tem um negócio, mesmo que pequeno, entender o que é persona e saber como defini-la é uma ótima iniciativa! Você vai dessa forma aprender a se comunicar melhor com seu público e vender muito mais biscoitos decorados!

Por isso, na hora de divulgar seus biscoitos decorados online, ou mesmo pensar na melhor forma de ganhar dinheiro com biscoitos decorados, ter em mente o que é persona e ter em mãos as suas características faz toda a diferença. Então, se esse assunto te interessa, vem comigo para saber como você pode entender e definir quem é a persona do seu empreendimento!

O que é persona?

Primeiramente, vamos falar um pouco sobre a base desse conceito. A persona de uma marca ou uma empresa é a representação daquilo que seria o seu “comprador ideal”. Ou seja, a pessoa com quem você quer e precisa se comunicar para vender seus produtos. Dessa forma, através de algumas metodologias de pesquisa e observação você vai coletar dados que te permitam estruturar esse personagem.

Quem é ela? Quantos anos tem? O que faz da vida? Quais são seus hábitos de consumo? Como ela gosta de se comunicar? Quais são seus objetivos e desafios? Essas são algumas das perguntas que devem ser respondidas para identificar a sua persona.

Vale lembrar que um negócio pode ter mais de um tipo de persona. Principalmente quando estamos falando de grandes empresas. Afinal, um produto pode atender a diversos tipos de consumidor. No entanto, no caso de pequenos empreendimentos, o ideal é focar em apenas uma ou duas personas. Dessa forma a sua estratégia de marketing não corre o risco de perder o foco e a efetividade.

Persona X Público-alvo

Agora que você já sabe o que é persona, vamos falar sobre a diferença entre persona e público alvo. Muitas pessoas costumam confundir esses dois conceitos. Afinal, ambos se referem aos consumidores que queremos atingir com nossa estratégia de comunicação e vendas. No entanto, quando falamos em público-alvo, as características são mais superficiais e não tão precisas quanto as de uma persona.

O público-alvo traz para o empreendedor uma massa de pessoas distintas que possuem algumas características em comum. Por exemplo, um público fictício pode ser formado por homens, da classe A/B, que tenham entre 40 e 50 anos e gostem de esportes. 

Mas será que TODOS esses homens desejam as mesmas coisas? Quais são as particularidades de cada um? Como saber se você está atingindo as pessoas certas com o seu marketing, se você não conhece as características específicas dessas pessoas?

É por isso que a definição de persona traz nuances e informações bem mais precisas. Ao estruturar de forma eficiente a sua definição de persona, você passa a ter em mãos um guia para sua estratégia de marketing. Você sabe quais são os interesses do seu público. Quais são os tipos de conteúdo que ele consome. Como você pode fazer conquistar a sua atenção e muito mais.

 

baixar grátis Ebook O que é Persona - Blog Sweet Bite

Como descobrir quem é a minha persona?

Saber o que é persona é importante sim, mas vamos à parte prática! Como eu sei para eu estou vendendo meus biscoitos decorados?

O primeiro passo é entender que não se trata de um trabalho de imaginação. É preciso coletar dados e fazer uma pesquisa entre seus clientes para descobrir características relevantes à construção dessa persona. Dentre as informações que você deve buscar, podemos destacar:

  • Idade
  • Escolaridade
  • Ocupação
  • Hábitos
  • Frustrações
  • Informações sobre a rotina
  • Desafios
  • Crenças
  • Hobbies
  • Estilo de vida
  • Estrutura familiar
  • Hábitos de compra
  • Quais mídias preferem
  • Quem os influencia
  • Quais tecnologias usa
  • Onde busca informação
  • Critérios de decisão na hora da compra

Após coletar esses dados, é o momento de analisá-los. Observe os pontos em comum entre eles, o que há de mais relevante, o que se repete entre os consumidores. Entenda que cada informação tem o seu papel na hora de criar a sua persona.

Conheça o Ebook: O que é PERSONA? Saiba como entender e definir a sua.

 

baixar grátis Ebook O que é Persona - Blog Sweet Bite

 

Sabendo que esse é um assunto super importante, mas ao mesmo tempo um tanto complexo para muitas empreendedoras, a Sweet Bite acaba de lançar um novo ebook cheio de informações preciosas. Esse conteúdo é totalmente gratuito e você pode fazer o seu download agora mesmo!

Nele você vai encontrar informações específicas sobre o conceito de o que é persona, ideias e detalhes de como você pode realizar a pesquisa e coleta de dados com seus clientes. Além de alguns exemplos práticos para construir a sua persona de forma efetiva.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.