blog-sweet-bite-frases-de-empreendedorismo

10 frases de empreendedorismo para inspirar mulheres

No Brasil, 99% das empresas são micro e pequenas e mais da metade delas é comandada por mulheres. Sendo assim, falar sobre frases de empreendedorismo, é falar também sobre cada uma dessas mulheres. Com seu trabalho elas sustentam famílias, superam casos de violência doméstica, realizam seus sonhos e movimentam a economia de um país inteiro.

No entanto, a gente sabe que empreender não é nada fácil. A verdade é que matamos bem mais do que um leão por dia para seguirmos firmes em nossos propósitos. Isso porque os desafios se apresentam das mais diferentes formas. Desde de questões práticas e logísticas. Até cansaço, exaustão e desânimo. Por isso, hoje eu trago 10 frases de empreendedorismo para você guardar naquele potinho da inspiração. Dessa forma, quando aquele dia ruim chegar, você pode mentalizar, acreditar no seu potencial e seguir em frente. 

1) “A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem.” Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa

Acho essa frase fantástica. Vamos começar por ela que além de ser uma frase de empreendedorismo, é também uma grande lição. O que a vida quer da gente é realmente coragem. Os momentos bons vão existir, mas não serão para sempre. Da mesma forma, os momentos ruins vão chegar e um dia irão embora. No meio de tudo isso, precisamos estar fortes, acreditar nos propósitos e seguir em frente.

2)  “Ao fim do dia, podemos aguentar muito mais do que pensamos que podemos” Frida Kahlo

A ideia aqui não é romantizar sofrimento ou sobrecarga. Mas sim te mostrar que você é capaz de bem mais do que imagina. A falta de confiança é sua grande inimiga no processo de empreendedorismo. Por isso, acredite: você pode mais do que pensa.

3) “Faça o que você nasceu pra fazer. Você só precisa de autoconfiança.” Beyoncé

Vamos usar essa citação da diva-master Beyoncé como um dos exemplos de frases de empreendedorismo. Isso porque além de esbanjar autoconfiança, ela é uma grande inspiração para milhares de mulheres ao redor do mundo. Dessa forma, se o seu sonho é empreender e conquistar seus objetivos através dos biscoitos decorados, vá em frente. Você não precisa e não deve se contentar com algo diferente daquilo que você sonha para a sua vida.

4) “Você falhar uma vez não significa que vá falhar sempre.” Marilyn Monroe

“Mas Lara, eu já tentei e não deu certo!” Tudo bem. Errar é humano e faz parte de qualquer processo. No entanto, essa não deve ser uma justificativa para desistência. Muito pelo contrário. Você pode (e deve) usar uma experiência de “falha” como aprendizado. Afinal, nós descobrimos o que não devemos repetir ou identificamos aspectos que precisam de melhorias através dos erros. Isso faz parte do processo.

5) “Uma garota deve ser duas coisas: quem e o que ela quiser.” Coco Chanel

Que exemplo melhor para citar do que o de Coco Chanel, quando o assunto são frases de empreendedorismo para inspirar mulheres? Ela que foi um exemplo para todas nós e até hoje é um ícone dentro da moda. A lição que podemos tirar dessa frase é a que não devemos deixar que a opinião do outro nos defina. 

Nós, mulheres, podemos chegar aonde quisermos. Isso porque o nosso destino cabe somente a nós. Não tente se encaixar aonde você não cabe. Aceite os riscos, desafios e a aventura de ser quem você é.

6) “O sucesso é a soma de todos aqueles pequenos esforços diários.” Robert Collier

Na minha opinião, nenhum dom é mais importante para as empreendedoras do que a persistência. Ou seja, você pode ter talento, mas sem se esforçar diariamente, não espere grandes resultados. Isso porque o sucesso não é resultado direto de alguma habilidade e sim fruto do trabalho, aprendizado, insistência e capacidade de se adaptar. 

7) “Você não pode deixar de usar a criatividade. Quanto mais você usa, mais você tem.” Maya Angelou

A criatividade enferruja, sabia? Por isso, exercite a sua diariamente. Mesmo se você achar que não consegue “criar” biscoitos decorados originais, tente. Busque inspirações, faça testes, erre e acerte. Todo esse processo é importantíssimo para aflorar e manter sua criatividade aguçada.

8) “O ponto de partida de qualquer conquista é o desejo.” Napoleon Hill

Essa frase de empreendedorismo é interessante. Afinal como conquistar qualquer objetivo, sem desejá-lo? Ou seja, seus projetos, suas metas, partem do mesmo princípio: o desejo. Você precisa acreditar na sua ideia e ter a vontade real de fazer ela acontecer. Sem esse “querer” básico e verdadeiro, fica difícil chegar em qualquer objetivo.

9) “O conhecimento dirige a prática; no entanto, a prática aumenta o conhecimento.” Thomas Fuller

Já falei diversas vezes por aqui sobre a importância do conhecimento na confeitaria. Sempre indico cursos e formas de aprendizado para vocês. Conhecer novas técnicas e saber das novidades, é primordial para ajudar a alavancar suas vendas. Por outro lado, conhecimento na gaveta não vale para ninguém: PRATIQUE sempre. Quanto mais você se dedicar, praticar, testar receitas e decorações, mais conhecimento vai adquirir.

10) “Entenda os seus medos, mas jamais deixe que eles sufoquem os seus sonhos.” Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll

E por último, mas não menos importante, essa frase inspiradora retirada de um livro que é cheio de aprendizados. Afinal, todas nós temos medos. Ele existe e a gente não precisa fingir que ele não está ali, mas sim aprender a conviver com ele. Ou seja, você precisa sim entender e aceitar seus medos. Muitas vezes eles têm sentido e podem te fazer repensar alguma atitude. No entanto, não deixe que os medos te deixem paralisada. Ande lado a lado com os medos, sem desistir de seus sonhos. Você consegue!

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.