Blog-Sweet-Bite-Quanto-cobrar-pelos-biscoitos-decorados

Quanto cobrar pelos biscoitos decorados?

Se a confeitaria fosse um jogo, essa seria a pergunta de 1 milhão de reais! Afinal, quanto cobrar pelos biscoitos decorados? Essa dúvida assombra as confeiteiras iniciantes, mas também tira o sono de muita gente que já trabalha com isso. Ou seja, entender de precificação é essencial, independente do seu nível de experiência.

Primeiramente, eu gostaria de lembrar que essa preocupação é mais do que justificável. Afinal, quando você não sabe quanto cobrar pelos biscoitos decorados, todos os setores do seu empreendimento ficam prejudicados. Então vamos desmistificar de vez essa questão e entender TUDO que você precisa considerar antes de saber quanto cobrar pelos biscoitos decorados.

Posso definir meu preço apenas pelo custo dos ingredientes?

A resposta para essa pergunta é direta: NÃO. É óbvio que o custo dos ingredientes interfere diretamente no preço final do seu produto. Entretanto, essa soma não pode ser a única base para definir quanto cobrar pelos seus biscoitos decorados. 

Afinal, você já parou para pensar quantas variáveis interferem diretamente no custo do seu produtos? Você sabia que cada um desses lindos biscoitinhos que saem da sua cozinha dependem de uma série de fatores para existir? Por exemplo:

  • Ingredientes
  • Contas básicas: água, luz, gás, internet, aluguel etc.
  • Investimento em utensílios de confeitaria
  • Investimento em cursos
  • Impostos
  • Seu precioso TEMPO

Dessa forma, precificar seus biscoitos levando em conta apenas o gasto com insumos é uma ideia equivocada que pode ajudar a afundar o seu negócio.

Devo me basear na concorrência para saber quanto cobrar pelos biscoitos decorados?

Quando o assunto é concorrência, acho que podemos fazer duas observações importantes.

Primeiramente, ficar de olho na concorrência faz parte de qualquer negócio. Devemos conhecer, saber o valor médio de mercado dos nossos produtos e (por que não?) admirar outras confeiteiras que dividem com a gente esse espaço. Além disso, nossos concorrentes podem ser uma fonte de inspiração em muitos momentos. Lembrando que inspiração e cópia não são a mesma coisa.

Entretanto, o preço dos seus produtos não pode ser definido pela realidade de outro empreendimento. Dessa forma, saber quanto cobrar pelos biscoitos decorados deve ser uma decisão baseada em cálculos e conhecimento, não apenas em comparações. 

Ou seja, a sua margem de lucro deve ser compatível com os gastos e particularidades da SUA empresa e não no preço da concorrência.

Como aprendo a precificar?

Em primeiro lugar anote, anote e anote! Faça uma gestão financeira atenta e eficiente. Para saber quanto custa cada etapa dos seus biscoitos, é preciso ter controle dos seus gastos. Para isso, você pode usar uma planilha digital – que facilita muito o processo – ou mesmo optar pelo bom e velho caderninho.

Entretanto, a precificação não depende apenas de anotar quanto você gastou. Existem outros detalhes nesse processo que você precisa conhecer para se tornar uma confeiteira de sucesso. Entender o seu negócio de uma forma completa é necessário para saber quanto cobrar pelos biscoitos decorados.

Coisas que você precisa aprender para precificar corretamente os seus biscoitos:

  • Gestão financeira
  • Estratégias de preço
  • Custo fixo
  • Custo variável
  • Fluxo de caixa
  • Diferença entre lucro e pró-labore

Parece muito complicado? Estude! 

Ao contrário do que muitas acreditam, cursos de confeitaria não falam apenas sobre receitas e decoração. Sendo assim, se a precificação ainda parece muito complicada para você, invista em uma formação que pode salvar o seu empreendimento. Muitas vezes dominamos a técnica, fazemos lindos produtos, mas precisamos de uma força na parte burocrática para ajudar o negócio a deslanchar.

Na Sweet Bite Academy temos duas opções que podem te ajudar nessa questão. A primeira é o Curso de Precificação. Um conteúdo completo para te ajudar a entender mais sobre a parte financeira do seu negócio e acabar com todas as dúvidas na hora de saber quanto cobrar pelos biscoitos decorados.

Outra é o Projeto Lotus. Uma imersão formada por 8 encontros especialmente elaborados para transformar de vez o seu negócio. Cada encontro é voltado para um tema, como marketing, custos, clientes e muitos mais. Todos pensados considerando as particularidades do universo dos biscoitos decorados.

A próxima turma começa em janeiro de 2022 e ainda dá tempo de fazer a sua inscrição e participar! Você ainda terá acesso a materiais exclusivos e grupo de suporte no WhatsApp e Telegram.

Não perca a oportunidade de começar o ano com novos conhecimentos!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.