Blog Sweet Bite Gestão na Confeitaria

Gestão na confeitaria: vamos falar sobre isso?

Essa não é a primeira vez que vamos ter uma conversa sobre gestão na confeitaria! Afinal, por mais deliciosos e lindos que sejam os seus biscoitos, sem uma boa gestão, nenhum negócio consegue ser próspero a longo prazo.

Entretanto, sem saber disso, muitas confeiteiras acabam focando seus esforços de aprendizado apenas em cursos de massa, decoração e deixam a outra parte um pouco de lado. É claro que a técnica é importante, mas com certeza apostar na dupla técnica + gestão na confeitaria pode ser o segredo do seu sucesso como empreendedora.

Por isso, hoje vamos conversar um pouco sobre:

  • Principais problemas de gestão
  • Importância de regularizar seu pequeno negócio
  • Porque você deve fazer um gerenciamento de clientes
  • Como encarar sem medo a parte burocrática

Você reconhece os problemas de gestão do seu negócio de confeitaria?

Em primeiro lugar, para identificar os principais problemas de gestão, é preciso entender o que esse conceito envolve na prática. Quando eu falo aqui em gestão de negócios na confeitaria, quero dizer que você precisa desenvolver uma visão global e estratégica da sua pequena empresa.

Para isso, você precisa pensar em cada etapa do processo, desde a compra dos ingredientes, custo e tempo de produção, planejamento financeiro, divulgação e marketing, relacionamento com os clientes etc. Dentro desse cenário todo, alguns erros se destacam com mais frequência:

  • Falta de planejamento ou planejamento mal pensado.
  • Mudanças constantes de estratégia, não garantindo tempo hábil para as coisas acontecerem.
  • Medo de terceirizar tarefas e confiar em outras pessoas para te ajudar (o que também indica um medo de “crescer” seu negócio).
  • Desorganização financeira

Além disso, aposte em um bom gerenciamento de clientes. Manter uma relação bem pensada com seu público tem impacto muito positivo nas suas vendas de forma geral. Por isso, se preocupe sempre em responder com agilidade, divulgar produtos em datas especiais, programar mensagens de aniversário, descontos especiais e muito mais! 

 

Não tenha medo da parte burocrática!

O medo não é seu aliado nesse momento. Mesmo quando se sentir insegura em relação ao que você ainda não domina, não tenha medo da parte burocrática! É hora de arregaçar as mangas e tomar as rédeas do seu negócio. Em um primeiro momento, as planilhas podem até assustar um pouco, mas é só ver as maravilhas que elas fazem em termos de organização das suas demandas, que logo logo vocês serão amigas inseparáveis.

Além disso, aproveite que você já colocou a mão na massa da burocracia e vamos logo regularizar o seu pequeno negócio? O processo é bem simples, pode ser feito online e vai trazer mais credibilidade e profissionalismo para sua empresa.

Você sabia que a falta de gestão na confeitaria pode trazer problemas a saúde?

Por fim, para além dos problemas que já vimos, a falta de gestão na confeitaria pode causar problemas físicos, como é o caso da síndrome de Bournout. Também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional, essa doença causa sintomas de estresse e esgotamento físico. Resultado de um trabalho que demanda demais, em grande parte das vezes, por falta de planejamento e limites.

Afinal, quando trabalhamos por conta própria, precisamos saber impor limites para nós mesmas e o planejamento ajuda nessa função. Com ele você sabe quanto tempo demora para produzir cada biscoito e, por isso, sabe também quantas encomendas pode pegar para dar conta, sem esgotada.

Dessa forma, para que seja possível trabalhar, manter seu negócio e ao mesmo tempo garantir a proteção da sua saúde mental, aposte em uma gestão eficiente e bem pensada!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.