As melhores ferramentas para pequenos negócios
Em primeiro lugar, quando o assunto é empreender e ter o seu próprio negócio, toda ajuda é válida. Dessa forma, é imprescindível que a gente selecione algumas ferramentas para pequenos negócios que facilitem nosso caminho. Com elas é possível tornar nossos empreendimentos mais organizados e lucrativos.
É claro que existem inúmeras ferramentas para pequenos negócios disponíveis no mercado. No entanto, hoje trago algumas opções que possuem versões gratuitas e oferecem um ótimo retorno para seus usuários. Afinal, como pequena empreendedora, conheço a realidade da maioria das confeiteiras e sei que nem sempre temos verba disponível para esse tipo de investimento.
Sendo assim, conheça algumas ferramentas para pequenos negócios que vão ajudar a transformar seu dia a dia!
Google Sheets: uma ferramenta para pequenos negócios com várias utilidades
O Google Sheets é uma ótima opção para quem tem que dar conta de muitas coisas ao mesmo tempo. Como sabemos bem, esse é o caso da maioria das confeiteiras empreendedoras do Brasil! Dessa forma, ter uma boa organização é o diferencial de qualquer negócio. O uso do Google Sheets vai te ajudar a reunir diversas demandas em um só lugar!
Sendo assim, vamos conferir tudo que você pode organizar com essa ferramenta:
- Os contatos dos seus clientes.
- Os pedidos de orçamento.
- Seu fluxo de caixa e planejamento financeiro.
- Controlar seu estoque.
- Fazer um inventário de seus utensílios e ferramentas de trabalho.
As vantagens do WhatsApp Business
Não é novidade para ninguém que o WhatsApp é uma das principais ferramentas para os pequenos negócios. Através desse aplicativo de mensagens é possível ter um contato mais rápido com seus clientes. Além disso, as conversas e pedidos ficam registrados, o que facilita na organização da sua rotina.
No entanto, o que já era bom, ficou ainda melhor com o lançamento do WhatsApp Business. Uma versão pensada especificamente para os negócios! O WhatsApp Business possui funcionalidades que facilitam a vida de quem trabalha com biscoitos decorados.
Por isso, são muitas as muitas características que tornam essa versão uma aliada do seu negócio! Entre elas, podemos destacar:
- Criar um perfil profissional, que traz mais credibilidade.
- Fazer um catálogo com os seus produtos.
- Cadastrar mensagens automáticas para garantir que os clientes não fiquem sem resposta.
- Organizar suas conversas com etiquetas.
Stories do Instagram
Muitas empreendedoras já usam as redes sociais para divulgar seus produtos. No entanto, nem todas sabem explorar uma opção importante dentro do Instagram: os stories. Além do Instagram, eles também estão disponíveis no Facebook e até no WhatsApp, mas com apelo um pouco menor.
Diferente do feed, que é ideal para manter publicações fixadas, os stories são uma forma de criar um contato mais próximo com seus clientes. Eles trazem uma “cara” para o seu negócio. É um espaço para mostrar os bastidores, fazer enquetes e escutar o que os seus seguidores pensam. Além disso, pesquisas recentes já mostram que contas que usam os stories com frequência, possuem um engajamento maior do que as que não usam.
Ou seja, é mais uma opção de ferramenta para pequenos negócios – totalmente gratuita – e que vai ajudar pequenas empreendedoras!
Trackbacks & Pingbacks
[…] é experimentar e encontrar as ferramentas que melhor se adaptam ao seu estilo de trabalho. Veja nesse post algumas ferramentas que podem te ajudar a definir uma estratégia eficaz de gestão do […]
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!