Vale a pena ser especialista em biscoitos decorados ou devo diversificar meus produtos?

Em primeiro lugar, ser uma especialista em biscoitos decorados, não te impede de diversificar seus produtos! Dessa forma, você pode aprimorar seus talentos na produção de biscoitos, buscar atualizações em cursos, participar de eventos do setor e, mesmo assim, trabalhar com outras variedades dentro da culinária. 

No entanto, você trabalhou e investiu para se tornar uma especialista em biscoitos decorados. Por isso, minha dica é que você os mantenha como carro chefe da sua empresa. Ou seja, mesmo que você opte por diversificar, continue investindo e acreditando nos biscoitos que te trouxeram até aqui. Afinal, o público e o mercado já te conhecem como uma fornecedora de biscoitos e isso é muito importante para a manutenção do seu negócio.

Entretanto, a diversificação continua sendo uma opção interessante para muitas confeiteiras. Afinal, além de ajudar a fidelizar clientes antigos, pode ser uma forma de atrair um novo público para o seu empreendimento. No entanto, antes de colocar a mão na massa e começar a inventar outras delícias, você precisa pensar e avaliar alguns pontos importantes. E então, vamos conhecê-los?

O primeiro passo é o planejamento

Como eu sempre digo, planejamento é fundamental. Ou seja: em um empreendimento não podemos tomar decisões de forma impensada. Assim sendo, você deve passar por algumas etapas antes de começar a criar novos produtos culinários. Vale lembrar que para vender uma mercadoria, “saber fazer” não é o suficiente. É preciso preparo.

Sendo assim, o planejamento não deve ser visto como uma burocracia chata. Ele é seu aliado! Entenda alguns pontos que devem fazer parte do planejamento de diversificação dos seus produtos:

Por que diversificar?

Afinal, por que você precisa de novos produtos no seu negócio? A ideia é aumentar as vendas, conquistar novos clientes ou você precisa vender mais por algum problema específico de caixa? Essas perguntas são importantes para definir se você vai diversificar apenas por um período, em datas comemorativas, ou se pretende incluir definitivamente os itens no seu cardápio. Além disso, essa definição vai ajudar a analisar os resultados dessa diversificação.

Como escolher os produtos?

O segundo ponto é definir quais produtos você pretende incluir no cardápio. Para isso, faça uma pequena análise do mercado. Veja quais doces são bem aceitos e buscados pelos consumidores. Entenda se ainda há espaço para novos fornecedores nesse nicho e busque um diferencial. Oferecer mais do mesmo pode não ser uma opção rentável.

Precificação

Vamos para o terceiro passo: precificação. Sendo assim, levante todos os custos dessa nova produção, verifique se vai ser preciso algum tipo de investimento ou se você já possui o material necessário para começar. Depois defina o preço dos seus novos produtos. Afinal, sem precificação correta nenhum negócio vai pra frente.

Divulgação

Agora o último passo: planejar como você vai divulgar essa produção. Faça uma comunicação diferenciada para os novos produtos. Dessa forma, seu público vai entender que você continua sendo uma especialista em biscoitos decorados, mas também oferece novas guloseimas em seu cardápio.

Depois de observar e planejar cada um desses pontos, você pode partir para a produção. Lembrando que é preciso TESTAR muitas vezes o seu produto antes de vender. Faça uma análise da receita, pense nos ajustes e convoque a família para provar! Nada de sair divulgando e aceitando encomenda antes de testar – E APROVAR – o sabor e o visual do seu novo produto.

Estou sem ideias para diversificar minha produção, e agora?

Você já optou por diversificar sua produção, mas ainda não sabe muito bem como fazer isso? Não se preocupe. É normal enfrentarmos alguma dificuldade no momento dessa decisão. No entanto, se você já é uma especialista em biscoitos decorados, não precisa fazer algo completamente fora da sua área para iniciar sua diversificação. Confira algumas ideias para começar a inovar seu cardápio, sem deixar de lado a sua especialidade:

Fuja do óbvio!

Além dos tradicionais biscoitos decorados que você já vende, que tal inovar nos sabores e combinações? Sair do óbvio, já é uma forma de começar a sua diversificação, sem deixar de lado a sua zona de conforto. Como os biscoitos são um produto versátil, você pode explorar sabores doces e salgados, embalagens diferentes, kits de presente e muito mais.

Crie versões para públicos específicos

Para aumentar o seu leque de clientes, você pode pensar em algumas opções que atendam públicos com demandas específicas. Por exemplo: que tal criar uma linha vegana? Ou sem glúten e lactose para pessoas com restrições alimentares? Você vai continuar sendo uma especialista em biscoitos decorados, mas sem deixar de lado seu potencial de diversificação! 

Um alerta especial sobre isso: tome os cuidados necessários para manter a segurança dos clientes, especialmente nas versões sem glutem e sem lactose, pois os traços desses elementos contaminam louça e instrumentos.

Escute os seus clientes

Se o cliente tem sempre razão, a voz deles deve ser ouvida! Uma ótima forma de escolher opções de diversificação para o seu negócio, é entender o que eles gostariam de consumir. Converse com eles, busque sugestões e tenho certeza que a inspiração para novos produtos virá!

Outros produtos que fazem sucesso na confeitaria

No entanto, se você quer expandir sua produção, incluindo itens da confeitaria que estejam além do universo dos biscoitos decorados, confira uma lista de opções que fazem sucesso nas vendas e podem ajudar a diversificar sua produção!

  • Cupcakes decorados ou tradicionais
  • Pirulitos de chocolate
  • Cake Pop
  • Bolos e doces no pote
  • Pão de mel recheado e coberto com chocolate
  • Balas de brigadeiro
  • Suspiros
  • Palha italiana
  • Trufas
  • Balas de coco

Ou seja, opções não faltam para você diversificar a sua produção, sem deixar de lado a sua trajetória como uma especialista em biscoitos decorados. Lembre-se de que ser especialista em algo é um diferencial que vale a pena muitas vezes!

Aproveite todas as dicas de empreendedorismo feminino que já passaram por aqui e boa sorte!

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