Gerenciamento de tempo para quem trabalha com confeitaria
Aprender a organizar e otimizar nosso tempo é uma estratégia essencial para ter sucesso na vida profissional e também no âmbito pessoal. Afinal, quando utilizamos o tempo a nosso favor, os resultados são bastante significativos. É por isso que o gerenciamento de tempo para quem trabalha com confeitaria é tão importante. Através dele é possível melhorar sua produtividade e aumentar suas vendas, além de também observar um impacto positivo nos seus momentos de lazer.
Primeiramente, vamos lembrar que, na vida real, não existem fórmulas mágicas para absolutamente nada. Ou seja, para começar a usar o gerenciamento de tempo para quem trabalha com confeitaria você precisa aprender um pouco sobre as principais metodologias, fazer suas adaptações e escolher aquilo que melhor se encaixa na sua realidade.
Sendo assim, hoje meu objetivo é apresentar para as minhas amigas cookiers um pouco mais sobre estratégias e ferramentas de gestão de tempo. Além disso, também quero abordar alguns aspectos do nosso mercado que merecem sua atenção na hora de organizar suas tarefas.
Espero que através desse conteúdo, cada confeiteira que segue a Sweet Bite por aqui possa encontrar os artifícios necessários para controlar a própria rotina de forma eficiente! Vamos lá?
Vantagens do gerenciamento de tempo
Para começar, é preciso entender quais são os principais benefícios do gerenciamento de tempo para quem trabalha com confeitaria. Ou seja, a possibilidade de definir de forma consciente suas prioridades, ao invés de ser engolida pelas diversas tarefas do dia, vai ajudar a manter sua saúde mental em dia e o trabalho em ordem. Dessa forma, em pouco tempo você vai perceber os impactos que essa estratégia traz para a sua rotina.
Vamos conferir os principais benefícios de usar o tempo a seu favor?
O dia parece mais longo
Quando trabalhamos com organização e planejamento, as tarefas fluem de forma mais certeira. Sendo assim, ao definir suas metas diárias, considere o tempo estimado para cada etapa do processo de forma realista. Com isso você não trabalha com objetivos impossíveis e sim com um gerenciamento de tempo estruturado.
Seguindo essa lógica, ao final do dia, você verá que conseguiu dar conta de tudo e ainda sobrou tempo para curtir a família, ver aquela série e descansar.
Vale lembrar que, para tornar esse planejamento possível, você precisa respeitar seus limites de produção. Ou seja: não adianta querer dar conta de mais pedidos ou fazer em um dia o trabalho de uma semana.
Por isso, preste atenção no tempo investido em cada etapa de produção dos seus biscoitos decorados. Desde a compra de insumos, produção, embalagem, até prospecção de vendas e divulgação. Tudo isso faz parte do seu trabalho.
Limites definidos entre vida pessoal e profissional
Quando aprendemos sobre gerenciamento de tempo para quem trabalha com confeitaria, entendemos que não é porque trabalhamos em casa (na maioria das vezes) que essa divisão entre pessoal e profissional deixa de ser relevante. Dessa forma, entenda que, apesar de você amar muito os biscoitos decorados, eles são a sua profissão. E, como em todas as carreiras, deve existir a divisão de tempo entre vida profissional e vida pessoal.
Além disso, com a definição de uma rotina clara, você vai sentir a satisfação de ter seus momentos de pausa. Aquele tempo precioso depois que as tarefas do dia terminam e você pode voltar a sua atenção para outros aspectos igualmente importantes da sua vida.
Redução de estresse
Nada é mais pesado e estressante do que ser engolida por milhões de funções e perceber que não vai dar conta de tudo. É claro que imprevistos acontecem e em algum momento você pode ser obrigada a trabalhar no limite por algum fator externo. Entretanto, essa não pode ser a sua rotina.
Com o gerenciamento de tempo para quem trabalha na confeitaria, você passa a organizar suas demandas de forma racional. Ou seja, você percebe que deixar tudo para a última hora ou não respeitar seus limites de produção, prejudica a qualidade do seu trabalho e aumenta seus níveis de estresse.
Dessa forma, aprender a usar o tempo a nosso favor é também colher os frutos de uma saúde mental em dia, o que vai impactar positivamente em TODAS as áreas da sua vida.
Melhorar a produtividade
A melhora na produtividade é uma das vantagens que vai aparecer naturalmente com o uso correto do gerenciamento de tempo para quem trabalha com confeitaria. Afinal, com organização e metas definidas, fica muito mais fácil produzir.
A cada dia, você vai perceber como as tarefas se complementam, tornando a sua produtividade mais fluida e focada. Consequentemente, o desempenho de suas vendas também vai melhorar.
Afinal, vai sobrar tempo para pensar nas estratégias de marketing do seu negócio e para responder aqueles clientes que estão entrando em contato pelo WhatsApp. Com organização, você vai conseguir investir seu tempo também em cursos de biscoitos decorados, aprimorando sua formação e network!
Ferramentas que ajudam a aplicar o gerenciamento de tempo para quem trabalha na confeitaria
Você pode ser adepta do bom e velho caderninho, das agendas físicas e dos calendários de papel e não há nada de errado nisso! No entanto, caso prefira, existem algumas ferramentas, com versões gratuitas, que podem te ajudar a organizar as tarefas do seu dia a dia.
Além de fáceis de usar, elas acabam servindo de estímulo e te ajudam a cumprir os prazos e metas estabelecidas. Confira algumas opções disponíveis:
- Trello: talvez seja a ferramenta mais famosa para organização de tarefas. Possui uma interface dinâmica, onde é possível criar quadros, listas, cartões e incluir data de entrega para cada item.
- Todoist: bem simples e intuitivo. Ajuda na produtividade e agilidade das tarefas, que podem ser organizadas por data de entrega ou tipo de projeto.
- Microsoft OneNote: permite organizar as tarefas em blocos de modo a ter um maior controle sobre o andamento de cada etapa. Também é possível destacar as tarefas que devem ser prioridade no dia. Seu custo já é incluído no pacote Office, que muitas confeiteiras já possuem.
A sazonalidade e o gerenciamento de tempo para quem trabalha na confeitaria
Um dos princípios do gerenciamento de tempo é organizar suas tarefas com antecedência e de forma estratégica. Para isso, é muito importante pensar no impacto da sazonalidade na confeitaria. Nós cookiers sabemos bem que algumas datas comemorativas, como Natal, Páscoa, Halloween etc, são ótimas oportunidades para vender mais biscoitos decorados.
No entanto, sem um planejamento prévio, essas vendas não vão acontecer da forma que esperamos. Por isso, ao pensar no gerenciamento do seu tempo, lembre-se de planejar essas datas de forma consciente.
Para entender como funciona um planejamento sazonal na confeitaria, baixe grátis o nosso ebook 10 passos para se organizar para as vendas de Páscoa: um checklist para quem vende biscoitos decorados e confira algumas dicas preciosas que servem para todos os eventos sazonais.
Como começar a organizar o meu tempo?
Você já entendeu a importância do gerenciamento de tempo para quem trabalha na confeitaria, mas ainda não sabe como começar a organizar a sua rotina?
Crie metas para a sua semana
Nem sempre o foco do seu planejamento envolve terminar TODAS as tarefas em um só dia. O principal é que cada etapa do planejamento seja uma forma de atingir a meta estipulada para a semana ou para algum projeto específico.
Aprenda a dizer não
Essa palavrinha é poderosa e importante. Ninguém dá conta de tudo e conhecer seus limites é essencial para fazer um gerenciamento de tempo eficaz.
Priorize as tarefas mais importantes
Muitas vezes o esgotamento da nossa rotina acontece porque não sabemos PRIORIZAR aquilo que é relevante. Com isso, acabamos perdendo tempo e energia fazendo coisas que não precisamos ou que poderiam ser feitas em outro momento.
Ao final de um dia, planeje o próximo
O segredo de um bom gerenciamento de tempo para quem trabalha na confeitaria é a CONSTÂNCIA. Ao final de cada dia, revise o seu planejamento para o dia seguinte, veja se atingiu as metas estipuladas. Observe se surgiu algum imprevisto, se é preciso fazer algum ajuste nos prazos e programe as tarefas para o dia seguinte.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!