Organização financeira para quem faz biscoitos decorados
Primeiramente, vale lembrar que ter controle sobre as próprias finanças é importante para qualquer pessoa. Seja na vida pessoal ou no trabalho, a gente precisa saber quanto ganha, quanto gasta, como economizar e todas essas coisas para manter sua vida financeira saudável. No entanto, quando falamos em empreendedores, isso se torna ainda mais necessário. Afinal, um empreendedor é, muitas vezes, o único responsável por aquele negócio, fazendo sozinho diversas funções dentro da sua microempresa. Assim sendo, focar na organização financeira para quem faz biscoitos decorados pode ser o diferencial para que você, confeiteira, tenha sucesso e consiga se estabelecer dentro deste mercado.
Por isso, preparei esse texto abordando as principais coisas que você deve saber para deixar suas finanças em ordem, são elas:
- O que é fluxo de caixa e como funciona
- Planilha de controle para confeiteiras
- Gastos fixos e variáveis
- Importância da precificação
- Tenha uma reserva financeira
- Reinvestir no negócio é importante
- Finanças pessoais X Finanças da empresa
O que é fluxo de caixa e como funciona
Fluxo de caixa é o controle que você precisa ter sobre TODAS as entradas e saídas de dinheiro que ocorrem no seu negócio. Ou seja, a organização financeira para quem faz biscoitos decorados depende de conhecer cada gasto, cada recebimento, cada ítem que faz parte do seu movimento de caixa.
Com essas informações em mãos, você vai conseguir tomar decisões muito mais acertadas para a saúde financeira da sua empresa. Vai conhecer a hora de poupar, de investir, avaliar possíveis reduções de custo e gastos, dentre outros benefícios. Por isso, a melhor forma de montar o seu fluxo de caixa é através de uma planilha de controle para confeiteiras. Vamos saber mais sobre ela?
Planilha de controle para confeiteiras
Eu sei que o nome “planilha” assusta muita gente! Mas posso te garantir que ela é sua amiga e não um bicho de sete cabeças. Para garantir a organização financeira de quem faz biscoitos decorados, eu indico começar com uma planilha básica. Ou seja, diariamente você vai inserir ali seus gastos. Se você tiver como fazer esse arquivo no computador, vai facilitar a sua vida, mas também é possível fazer a planilha manualmente, usando um livro caixa, por exemplo.
O princípio básico da organização financeira para quem faz biscoitos decorados é conhecer as “entradas” e “saídas” do seu negócio. Por entrada entenda tudo que você recebeu vendendo o seu trabalho. Já as saídas são todos os gastos envolvidos no processo: ingredientes, energia elétrica, gás, aluguel, telefone, internet, combustível, gastos com entregas, cursos, dentre outros.
Gastos fixos e variáveis
Agora que você já conhece alguns fatores que podem ajudar na organização financeira de quem faz biscoitos decorados, vamos entender um pouco mais sobre os itens da sua planilha. Isso porque as “saídas” podem ser divididas em gastos fixos e variáveis. Por gastos fixos você deve considerar as despesas que ocorrem todos os meses, como aluguel, contas de luz, gás, telefone etc. Já os gastos variáveis são os que vão ocorrer esporadicamente. É o caso de um investimento em cursos, da necessidade de comprar um material específico ou até de um imprevisto como conserto de forno etc.
Dessa forma, ao conhecer seus gastos fixos, você passa a saber quanto precisa vender mensalmente para manter seu negócio estável e financeiramente saudável. Através desse conhecimento, é possível também programar os seus gastos variáveis da melhor forma possível.
Importância da precificação
Você sabia que toda a organização financeira de quem faz biscoitos decorados vai desmoronar se a pessoa não souber precificar corretamente os seus produtos? É muito simples, para o seu negócio dar lucro, você precisa vender seus produtos pelo preço certo. Ou seja, considerando não apenas os gastos com ingredientes, mas TODOS esses gastos que fazem parte da planilha de controle.
No curso de precificação da Sweet Bite, você aprende sobre custo fixo, variável e lucro, além de receber a nossa planilha eletrônica e um ebook sobre o assunto. Pode parecer simples, mas a maioria das confeiteiras têm dificuldades na hora de precificar os seus biscoitos decorados.
Leia mais sobre a importância da precificação no texto “Como precificar biscoitos decorados” que já publiquei aqui no blog!
Tenha uma reserva financeira
Imprevistos acontecem, não é verdade? Dessa forma, assim que seu negócio começar a dar lucro, é importante também começar a poupar. Não estou dizendo em economizar para viajar nas férias e sim em ter uma reserva de emergência para a sua empresa. A ideia é que se em algum mês as vendas forem mais fracas ou você precise se ausentar do trabalho por motivos de saúde, por exemplo, essa poupança te ajude a manter o negócio saudável e a organização financeira em dia!
Mas lembre-se: essa reserva deve ser usada APENAS em casos de emergência.
Invista no seu negócio!
Vale lembrar que parte do que você arrecada com a sua empresa, deve ser utilizado para reinvestir no próprio negócio. Isso porque manter em dia a organização financeira para quem faz biscoitos decorados, também inclui estar atenta às novidades, atualizações e mudanças do mercado. Para vender mais e crescer na profissão, é necessário manter sua técnica atualizada, participar de cursos de aperfeiçoamento, estar em congressos e feiras, adquirir novos materiais. Tudo isso conta como uma forma de investimento para alavancar o seu empreendimento.
Finanças pessoais X Finanças da empresa
Sim, eu guardei o mais importante para o final. Essa é a principal dificuldade para conseguir manter a organização financeira na produção dos biscoitos decorados. É imprescindível ter um controle do que é seu e do que é da empresa. E é por isso que você precisa ter um salário! Dessa forma, a sua retirada deve entrar na planilha como um gasto fixo e ser contabilizada, mês a mês, dessa forma. Além disso, não misture itens e ingredientes da sua casa na fabricação dos seus biscoitos decorados. O controle financeiro passa por saber exatamente quanto você gasta e quanto você lucra na sua produção.
E atenção: não vale entrar no dinheiro da empresa porque teve um gasto extra em casa ou porque decidiu comprar algo para você. Pode não parecer, mas esse limite é MUITO importante para um negócio financeiramente saudável.
Trackbacks & Pingbacks
[…] vezes já conversamos sobre a gestão financeira do seu negócio? Seja por aqui, no Instagram ou no Cookie Clube, esse é um tema que não deixo passar em branco. […]
[…] primeiro lugar anote, anote e anote! Faça uma gestão financeira atenta e eficiente. Para saber quanto custa cada etapa dos seus biscoitos, é preciso ter controle […]
[…] feminino podem ir pelo ralo. Por isso, é importante pensar nas etapas do processo, ter uma boa organização financeira e traçar metas viáveis para o seu empreendimento. Muitas vezes queremos atingir o topo, sem subir […]
[…] investindo seu dinheiro sem pensar direitinho em um planejamento. Nesse momento é importante ter organização financeira, conhecimento de técnicas e boas ideias para fazer uma grana extra com biscoitos decorados no fim […]
[…] Entretanto, para que o seu negócio tenha sucesso, você precisa cuidar também da gestão, da organização financeira e da divulgação, principalmente através das redes sociais. Mas afinal, como você vai divulgar […]
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!